terça-feira, 12 de maio de 2009

Calma.

De vez em quando saímos da mediocridade e buscamos algo mais.

Mesmo sem conseguir, temos a mais absoluta certeza de que somos capazes de tal. Simplesmente não foi naquele momento. E das lágrimas que podem cair dos nossos olhos, em virtude do parcial insucesso, brotam sementes que irão germinar lá na frente. 

Ser feliz é, sem sombra de dúvida, um estado de espírito. Fica-se feliz com um sorriso. Fica-se feliz quando seu time vence. Fica-se feliz quando pessoas que você confia, respondem às expectivativas. Fica-se feliz quando é amado. Fica-se feliz quando se descobre um amigo. 

Fica-se feliz por... Ser legal. É legal ser feliz. Muito legal.

A calma que a felicidade trás é uma coisa sobrenatural. Aquela calma que os olhos abrem só até a metade, e o sorriso, mesmo de canto de boca, demonstra mais nosso estado do que qualquer gargalhada. É essa calma. É essa. Pode ser usufruida com uma música. Mas dura pouco.

Buscamos sempre a continuidade disso. Buscamos sempre os sorrisos. Estamos absolutamente certos. Da dor nasce uma felicidade, um orgulho, e uma calma, que chega a ser transparente. Aquele sorriso de canto de boca paga qualquer esforço. 

Me lembro de quando eu era sempre o primeiro a ser escolhido no time de basquete. Apesar de ser o mais alto, ou estar sempre entre os mais, eu era muito melhor nos arremessos da linha dos três pontos. Não tinha qualidade nenhuma jogando embaixo do garrafão. Nessa época, eu era 8ª série. 

Num belo dia, um pivete, que jogava comigo, e era da 6ª série, olhou pra mim e perguntou porque eu não enterrava. Eu explique que simplesmente não conseguia. 

Ele me deu uma esculhambação; jogou a bola entre os meus braços e me mandou enterrar. Peguei a bola, dei duas batidas, pulei e enterrei. Me segurei no aro. Aquilo foi uma das maiores felicidades da minha vida, e o início real do meu amor pelo basquete. 

Certas pessoas passam pela sua vida e não fazem a menor ideia de como foram importantes. Decisivas. Atualmente eu tenho muitos sorrisos de canto de boca, quando me lembro daquela época.

Pra mim, o passado parece sempre mais legal.

5 comentários:

  1. White men can't jump!

    As coisas mais legais geralmente são as do passado. As bandas mais legais são as de antigamente. Os filmes mais legais são os clássicos. As pessoas mais legais são as que já morreram.

    Daí, o presente vai ser legal daqui a uns 10 anos, quando todos os problemas tiverem sido solucionados. Por isso o passado é legal. Porque a gente tende a lembrar da parte boa, dos discos, dos amigos, do colégio, etc. Já é consumado. O presente acontece, não está resolvido e tem muito mais detalhes.

    Daqui a 10 anos eu vou lembrar como foram legais os meus 20 e poucos, com uma namorada do caralho, com um time fuderoso, com amigos confiáveis, com bicadas memoráveis. Bem mais fácil assim.

    ResponderExcluir
  2. Sabe... isso é parcialmente verdade.

    O passado é legal, mas ainda tem 'homem aranha 3', como diria um amigo meu que estava disposto a acabar com tudo num dia de dor de cotovelo, mas permaneceu vivo quando outro amigo lhe disse:

    - Calma Fulano, ainda tem Homem Aranha 3.

    Ok.. O filme não é essas maravilhas todas.. Mas eu prefiro esperar por um presente no futuro do que ficar remoendo meu presente num passado.

    (mas talvez esperar presentes seja errado também. não sei. HOJE eu prefiro ter esperanças do que nostalgia.)

    ResponderExcluir
  3. e olha que eu sou a criatura mais nostálgica do universo.

    HAHAHAHAHHAHAHAHAHA!

    (eu só queria terminar o comentário acima com uma frase de efeito. há! o/)

    ResponderExcluir
  4. Tem uma frase que não lembro onde eu li falando disso.

    Um trecho que eu acho do caralho, é mais ou menos assim:

    Quando a gente tiver velho, vamos falar que no nosso tempo, os políticos eram honestos, a violência era menor... E por aí vai. ´

    Mas só uma coisa: o passado só não é tão bom quanto o futuro que queremos ter!

    ResponderExcluir