sábado, 26 de dezembro de 2009

+

Já pararam para pensar sobre seus contatos no Orkut? Eu já tive Orkut uma primeira vez, e por motivos pessoais, cancelei a conta, voltando a ativar uma nova algum tempo depois. E quando o fiz, coloquei na cabeça que iria adicionar apenas algumas pessoas íntimas, do meu real convívio, nada mais do que isso. Porque para mim, o Orkut era um modo rápido e prático de se manter conectado com pessoas da sua estima, que você realmente não queria perder de vista.

Hoje, tenho a marca aterradora de 202 contatos no Orkut. 202. Devo falar com 20% dessas pessoas. Alguns contatos que você pára, olha pro avatar, e não consegue entender o que o mesmo está fazendo ali, na sua lista de "amigos". E pior: Você lembra que algumas daquelas pessoas foram adicionadas por você mesmo. Foi você que tomou a iniciativa de entrar no perfil do ser, e clicar no link "+ amigo". Hoje, não passa de um pálido avatar, e no máximo um "quem sou eu" interessante, com frase de algum escritor famoso, que teve uma sacada legal.

Lembro do começo, quando o Orkut era todo em inglês, que existiam poucas comunidades, e todas elas eram praticamente "institucionais", como por exemplo: History. Tudo sobre História, desde debates polêmicos, até simples curiosidades estava lá. Suas perguntas eram respondidas, e se ia muito mais além, com debates profundos e interessantes a respeito dos mais variados temas. O Orkut era realmente uma ferramenta interessante de interação e aprendizado.

Hoje, tornou-se um instrumento de término de relacionamentos, com os scraps sendo a prova tão cabal de um crime quanto um beijo no colarinho ou um número de telefone anotado num papel amassado, e escondido na parte de guardar moedas da carteira. E lá estão aqueles 202 contatos. De repente, você sente vontad ede promover uma "faxina" naquilo, limando boa parte das pessoas que são completamente irrelevantes à sua existência, e vice-versa. Quando o faz, a pessoa limada aparece, revoltada com a sua indelicadeza de retirá-la do privadíssimo círculo de contatos Orkutesco.

Era legal quando o Orkut não era infestado por comunidades como "toalha nova não enxuga" ou "abro a geladeira pra pensar". Não sou um inimigo do riso ou da boa piada, nem sou Mau (ótima), mas acho que, certas vezes, rigor e disciplina são legais.

Mas realmente, toalha nova não enxuga. Mistério isso.

5 comentários:

  1. Eu gosto da comunidade "Anão vestido de palhaço mata 8". É uma comunidade super participativa em que discutimos e compartilhamos notícias bizarras do mundo. Pura cultura. ;)

    ResponderExcluir
  2. Desisti das comunidades, só tenho as que uso. E já fiz faxina de amigos. Pra mim, é um e-mail mais rápido.

    ResponderExcluir
  3. nem sou Mau (ótima)
    cê acha? ¬¬' uahsaushaush :D

    ó, o orkut né banal não! nbem praquelas pessoas que a gente não fala! :*

    ResponderExcluir
  4. hmmm.. andei pensando nisso. de que a gente deveria só adicionar aquelas pessoas em que a gente fala mesmo e não se preocupar com comunidades que não tem nada a ver...
    é, o orkut possibilitou que a gente conhecesse mais pessoas e "mais profundamente" como as músicas que a pessoa gosta, livros... - por uma parte é legal, mas por outra é péssimo: pode diminuir o diálogo ao vivo (será?)

    olha essa comu o_o :
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=75895541

    ResponderExcluir
  5. Vc me inspirou. Agora tenho só 86 contatos ahhahaha

    ResponderExcluir