sábado, 7 de fevereiro de 2009

Mudança de Sonhos.



Acredito que, a medida que as coisas passam, a medida que adquirimos experiência na vida, que conseguimos compreender melhor os outros e principalmente a nós mesmos, nossos objetivos e metas também vão se modificando, sendo "aperfeiçoadas". 

Acho que isso também ocorre com nossos sonhos. Até onde mudar nossos sonhos, objetivos, em virtude de experiências adquiridas é algo normal? Eu realmente queria a opinião dos fiéis leitores nessa indagação. Conheço algumas pessoas que ficam revoltadas comigo quando eu digo que meus grandes sonhos não são estáticos. Apesar de alguns seguirem comigo desde que consigo raciocinar o futuro, outros eu abandonei pela estrada. 

Que fique claro que os sonhos foram abandonados no meio do caminho, ou seja, foi durante a caminhada que eu percebi que: Ou eles eram impossíveis de serem realizados, ou simplesmente, não eram pra mim. Não tenho dificuldades em falar disso, e sou contrário àquela papagaiada que "tudo é possível". Não. Acredito, sem nenhuma espécie de pessimismo, que existem coisas que simplesmente não dá pra realizar. Os sonhos são, quase sempre, inseridos em um contexto, muitas vezes envolvem uma coletividade, uma sociedade. Afinal, viver só é impossível. Não somos uma ilha.

Apesar dessas palavras, que já me levaram duras discussões com amigos e colegas, não me considero um pessimista e/ou desiludido. Tenho 22 anos, e seria muito novo para estar nesse estágio. Tenho muita coisa pra viver, e aprendo todos os dias. Me considero simplesmente livre de certos utopismos (isso existe?), os quais os considero conveniente demais. 

O tocante é: Os sonhos, muitas vezes, movimentam e são os guias de nossas vidas. Mas, como comandantes da mesma, podemos mudar... E mudá-los. Mesmo que tais estejam tão incrustrados em nossa personalidade, que choquem outros, quando esses tomem conhecimento de nossas decisões.


 

3 comentários:

  1. Penso assim. Eu acredito que um indivíduo pode almejar qualquer coisa. E não apenas pensar em querer. Ele pode realizar qualquer sonho. "Quero montar uma empresa de refrigerante à base de gerimum pra desbancar a Coca-Cola". Ele vai e faz, é possível. O problema é do próprio indivíduo, cuja ambição atinge um certo limite. Eu, por exemplo, não tenho espírito empreendedor nem sou ambicioso o bastante pra tentar uma coisa dessas. Mas há quem tenha. Resumindo: o problema não são os sonhos, são as pessoas que os sonham.

    ResponderExcluir
  2. Mau.. Eu ACHO que concordo. Mas posso mudar de idéia ao pensar melhor... hahahahah

    =)

    Eu concordo que podemos mudar os nossos sonhos. Peraê! Ninguém nasce e morre do mesmo jeito! Ainda bem que eu desisti de ser astronauta. Pra mim esse é um sonho irrealizável. Contudo, ao escrever, eu posso fazer o que eu quiser. Talvez por isso eu tenha escolhido escrever... Eu posso viver o que eu quiser, apenas imaginando.. E as palavras tornam aquilo tudo realidade.
    Se você escreve "Amanda foi à Lua". Ela foi. Fim de papo.

    ResponderExcluir
  3. Os sonhos são sempre alcançáveis, mas é mister perseverança! Mas sim, eles podem ser modificados no meio do caminho. Um exemplo? Eu!
    uhauhauahauhhauhau

    aeee

    ResponderExcluir