sábado, 3 de janeiro de 2009

A Outra História Pernambucana.


Pra começar: Dica de um filme realmente interessante, famosíssimo e longe de clichês:


American History X é um filme de 1998, dirigido por Tony Kaye e escrito por David McKenna.

Conta uma história nova e instigante a respeito do Nazismo na sociedade norte-americana, de como o mesmo adentrou na mentalidade de uma localidade e provocou mudanças estruturais. Edward Norton (que recebeu indicação ao Oscar pelo filme) interpreta o personagem principal. Bem, não vai rolar sinopse do filme. Só coloquei isso para explicar o título do - primeiro - post.

Como no filme, a pessoa que aqui escreve sempre tenta rever seus conceitos a respeito de seu modo de ver a vida. E depois de alguns anos, parece que está dando certo.

Apesar de isso não ser garantia de muita coisa, rola um orgulho legal, e uma frustração ao mesmo tempo. Afinal, se você tem sempre que rever seu modo de interpretar as coisas, quer dizer que você erra, erra, erra...

Por isso, sempre se busca uma "outra História". O clássico lance das alternativas, das reflexões... Mas um anjo me disse que pensar demais é nocivo. Pode até ser. Mas, contudo, podemos mudar nosso modo de ver as coisas, mas não o nosso modo de ser. Salvo raríssimas excessões.

Fazer uma outra História, mas com ingredientes antigos e conhecidos. É possível? Sim, é. Afinal, é a nossa História, e tudo é possível.

Como no filme, cabe a nós pensarmos (olha ae!) o que realmente é importante. O que realmente é indispensável à nossa vida (e também o que é "dispensável-indispensável"), e colocar a mufa pra funcionar. Amizades, paixões, amor(es).

Meu primeiro contato com blogs não foi promissor. Não espero que esse também o seja. Afinal, não acho que eu tenha dado certo. Mas, afinal de contas, tenho um exemplo interessante em minha vida.

Aliás, tenho vários.

6 comentários:

  1. A arte da reflexão...Pensar pra melhorar

    Um blog alternativo, explorando os labirintos do inconciente...

    Tem tudo pra dar certo... :)

    ResponderExcluir
  2. eu estou aqui esperando que novos pensamentos sejam pensados e que eles pensem positivo na sua cabeça de sempre para que este blog dê certo!

    ResponderExcluir
  3. Um excelente blog Mau. Digno de um historiador.
    Vençamos sempre meu amigo!
    Abraço! Diogo Barreto

    ResponderExcluir
  4. Mau,

    Acho que você precisa ler o que disse Michael Jordan sobre a própria carreira: resumindo foi que ele, de tanto fracassar, alcançou o sucesso! Ou seja, pra quem olha de fora, o sujeito é bem sucedido, mas só ele sabe o que passou pra construir aquilo que os outros (de fora) tanto admiram.
    Não é nada mágico, nem sobrenatural, mas não se concentre no erro. Apenas aceite que ele faz parte do caminho de qualquer conquista. Foque sua meta.

    Um abraço,

    Denilson Laranjeira

    ResponderExcluir
  5. Confesso, quando li o título pensei: a outra história pernambucana... Hum... Assassinatos, mortes...

    Mas vi que foi um pouco diferente... uhauhauhauhauhuh

    Mas com esforço sempre se atinge! E coincidentemente, to nessa tb!

    aeee

    ResponderExcluir